+55 86 3232-5087 / Fax: +55 86 3232-3196 memnnfreinet@uol.com.br

Quem foi Celestin Freinet?

Quem foi Celestin Freinet?

Celestin Freinet nasceu na cidade francesa de Gars, nos Alpes marítimos, no dia 15 de outubro de 1896. Aos 24 anos começou a lecionar na aldeia de Bar-sur-Loup.

Enquanto estudava para oficializar a formação de professor, iniciou as experiências pedagógicas que se transformaram nas bases fundamentais da sua pedagogia: a aula-passeio, a imprensa escolar, o livro da vida, a correspondência escolar.

Mesmo perseguido – exonerado do cargo de professor e depois, durante a Segunda Guerra Mundial, preso com perigoso “editor clandestino” – Freinet não desistiu das ideias inovadoras. Construiu sua própria escola, lançou um movimento em defesa da criança, o Movimento de Educação para a Paz, entre outras realizações. Com sua morte, em 8 de outubro de 1966, em Vence, o movimento não parou, ao contrário expandiu-se.

No Brasil, há educadores e escolas que assumem a prática da Pedagogia Freinet. No Nordeste, o Colégio Notre Dame, em Teresina-PI, a Sociedade Arte do Saber, em Caruaru-PE, as Escolas Comunitárias: Aberta do Calabar e de Novos Alagados, em Salvador-BA, experiências de professores no Colégio Diocesano de Caruaru-PE e na Escola Construção do Saber, em João Pessoa-PB.

O que se sabe mais sobre Celestin Freinet?

Celestin Freinet fundou em 1917 o Instituto Cooperativo da Escola Moderna, que existe até hoje na França. Em 1957, fundou a Federação Internacional do Movimento de Escola Moderna, a qual estão filiadas escolas de diferentes países. No Brasil, cerca de mil professores aplicam os ensinamentos de Freinet em sala de aula, mas ainda são poucas as escolas que assumem na sua totalidade a pedagogia. A Escola de Vence, fundada por Freinet na França em 1935, integra atualmente o sistema oficial de ensino daquele país.

 

Os princípios da Pedagogia Freinet

  • Liberdade de expressão
  • Vida cooperativa e participativa
  • Tateamento experimental/ Investigação científica
  • Relação escola-vida
  • Comunicação