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Memória do I Freinet América

Cidadania, em busca de uma sociedade mais justa. Direitos e deveres do cidadão e da cidadã

1- Introdução / Objetivo / Metodologia

 

O atelier longo “Cidadania, em busca de uma sociedade mais justa. Direitos e deveres do cidadão e da cidadã” objetiva trabalhar conhecimentos e vivenciá-los de forma que possibilite a apropriação do conteúdo e o compartilhamento cooperativo, vivencialmente.

Todos os conhecimentos serão construídos cooperativamente, a partir da organização e discussão dos assuntos a serem trabalhados, bem como do que é visível nas cidades dos participantes do atelier.

Inicialmente, serão expostos todos os conteúdos previstos e o material exposto, para que o grupo se organize, viabilizando o tempo, o(s) espaço(s) de trabalho e a vivência. Em seguida, as REGRAS DE SALA serão definidas, de modo que, no próprio atelier, sejam vivenciados os Direitos e Deveres do cidadão e da cidadã.

O planejamento diário é previsto, conseguindo interligar as ações anteriores e as imediatas, de forma cooperativa.

A cidade de Teresina, capital do Estado do Piauí, do País Brasil será o marco inicial do trabalho, com materiais visíveis para a apropriação do conhecimento físico, geográfico, político, social e cultural, por todos os participantes do atelier. Simultaneamente, a cidade de Dogbo (Benin – África) será o caminho presencial a todas as ações interligadas, e há a possibilidade, também, simultaneamente, das cidades de todos os participantes do atelier serem vislumbradas por todos, através de expressões pessoais e de outros materiais apresentados.

 

2- Conteúdo

Estão previstos a apropriação/vivência dos seguintes subtemas, relacionados ao Tema Geral “Cidadania, em busca de uma sociedade mais justa. Direitos e deveres do cidadão e da cidadã”:

Subtema 01: Os seres humanos: espaço de vivência

– Cidade: espaço físico, geográfico, político, de práticas lúdicas, esportivas e culturais (praças, parques, cinemas, teatros…)

 

Subtema 02: Os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos

– O cidadão e a cidadã que residem na cidade;

– Os direitos e deveres dos habitantes da cidade;

– A tolerância e o respeito ao outro.

Subtema 03: Os cidadãos e as cidadãs têm direito à liberdade de opinião e expressão.

– A liberdade de expressão contribui para o efetivo desenvolvimento do processo.

Subtema 04: Todo cidadão e toda cidadã têm o direito ao trabalho, à livre escolha do trabalho, às condições equitativas e satisfatórias de trabalho e à proteção quanto ao desemprego.

– Todo cidadão e toda cidadã têm direito à iniciativa privada (empresas comerciais, industriais, de serviços prestados…);

– Mais coletividade e menos individualismo;

– O trabalhador tem direito a salário igual, por trabalho igual.

Subtema 05: Todo cidadão e toda cidadã têm direito a um nível de vida suficiente, para lhe assegurar e à sua família, educação, saúde e bem estar.

– O direito à alimentação básica;

– O direito à moradia;

– O direito à saúde;

– O direito à educação escolar, como meio de acesso ao conhecimento, à construção de valores, ferramentas básicas e transformação social de forma democrática;

– O direito a fácil acessibilidade nas vias públicas;

– Direito e respeito às normas de trânsito, quanto à possibilidade de circulação.

Subtema 06: Atitudes responsáveis dos cidadãos e das cidadãs, na cidade

– Economia verde e saúde financeira;

– Adoção de consumo e produção ecologicamente viáveis;

– Integridade dos sistemas ecológicos da Terra: parques ambientais e áreas populacionais.

 

3- Material

3.1. Mapas

. Mundi / Continentes;

. País / Estados;

. Cidades.

 

3.2. Painéis com fotos / Cidade de Teresina – Cada subtema;

 

3.3. Estrutura Político-administrativa: Executivo, Legislativo, Judiciário.

 

. Executivo – Prefeitura de Teresina

. Legislativo – Câmara Municipal de Vereadores

. Judiciário – Delegacias / Trabalho

 

3.4. Vídeos e cds com fotos.

. Eventos

. Folclore (Carnaval, Corso de Teresina, São João, Festas Juninas, Bumba-meu-boi)

. Manifestações Culturais: Orquestra Sinfônica, Orquestra Sanfônica

. Parques Ambientais

 

3.5. Músicas

. Hinos da Cidade

. Cajuína (Caetano Veloso)

 

3.6. Fotos e vídeos de Escolas

. Privada – Colégio Notre Dame de Teresina-Piauí-Brasil (Dia do Animal de Estimação; Educação Financeira; Carnaval; Dia Internacional da Mulher; Espaços de Vivência/Aprendizagem)

. Pública: – Básica (a escolher)

– Universidade Federal do Piauí

– Universidade Estadual do Piauí

 

3.7. Legislação

. ONU

. UNESCO

. Lei de Proteção ao Menor

. Lei Maria da Penha

. Regras de Sala

. Outras

 

3.8. Projetor de Vídeos / cds / dvds

. Observação: Levaremos o material que utilizaremos no atelier

 

4- Conclusão

Durante o processo e na conclusão de todas as ações, os participantes terão sempre a oportunidade de avaliar os trabalhos realizados e irem reajustando as ações, conforme as avaliações, os interesses e a necessidade, no trabalho.

 

Considerações Finais

Número de Participantes: até 30 participantes

Espaço de Trabalho:

  1. a) Sala com mesas e cadeiras para a quantidade de participantes e dos orientadores do atelier;
  2. b) Paredes disponíveis para a exposição de material, projeção de imagens e painéis do planejamento / processo diário.

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