+55 86 3232-5087 / Fax: +55 86 3232-3196 memnnfreinet@uol.com.br

Memória do I Freinet América

Atelier Curto: “Quem conta um conto aumenta um ponto: caminhos e possibilidades de Leitura e Escrita”.

Orientadoras: Maria das Mercês Leal Teixeira R. Dias e Simon Nunes Alves da Silva

Tivemos uma tarde prazerosa, em que trabalhamos a leitura, interpretação e reconstrução de textos, verbais e não verbais. Pudemos desenvolver algumas atividades de forma criativa e dinâmica, além da diversidade de ideias e opiniões acerca das leituras.

Construímos a partir da “leitura de imagens”, uma releitura de um cartum, onde foi utilizado desenhos e recortes de revistas e dobraduras na apresentação da historinha. Outro trabalho desenvolvido foi feito na “decodificação”, através de um livrinho ilustrado, com desenhos, pinturas, além de recortes de revistas. Fez-se, também, uma releitura de uma fábula, a partir de técnicas de “textos fragmentados”, criou-se, utilizando vários materiais, tais como – saquinho de papel, papel crepom, pincéis, etc – um teatro de fantoche, recontando a história já ordenada.
Em todos os trabalhos foram utilizadas várias técnicas da Pedagogia Freinet, dentre elas – recorte e colagem, desenhos, leitura, construção e teatro. Assim, percebemos que a partir da cooperação do grupo, além da identificação com cada técnica, pudemos construir e trocar conhecimentos, fortalecendo-nos enquanto educadoras Freneitianas.

4 % respostas

Deixe um comentário